sábado, 26 de fevereiro de 2011
Cinco "5" dicas para não deixar seu PC virar um zumbi
Não deixe que um malware transforme seu computador em um zumbi.
O número de computadores infectados por malwares e transformados em zumbis em redes botnet tem crescido de maneira alarmante. Um relatório recente da AVG descobriu uma rede com 55 mil PCs infectados.
1 – Faça a atualização frequente do sistema operacional
Fique de olho se atualizações de sistema não estão sendo instaladas, pois malwares podem impedir que o sistema carregue alguns updates.
2 – Tenha softwares de antivírus e firewall
Manter um sofware antivírus atualizado é um fator fundamental em qualquer computador. Assim como os vírus, os softwares de defesa podem detectar e inutilizar malwares utilizados para a criação de zumbis. O firewall é outro recurso importante.
Porque os malwares desse tipo tentam acessar a rede constantemente, pois roubam informações do usuário e enviam para os criminosos. Um Firewall irá bloquear as tentativas de comunicação de programas maliciosos.
3 – Fique de olho na sua conexão de internet
Monitorar a rede é outro passo importante. Segundo Mariano, o usuário deve ficar atento ao uso de CPU, mesmo quando não estiver realizando nenhuma tarefa. O uso de CPU por programas duvidosos e acesso deles a rede pode ser um indicativo de uma máquina zumbi.
Para não deixar nenhum detalhe escapar em sua rede, o Net Stat Agent. O programa monitora todas as conexões realizadas por seu computador.
Fique atento a domínios de países conhecidos por enviar esse tipo de malware, como Brasil, Estados Unidos e China. Outro detalhe que deve ser observado são os nomes das aplicações. Suspeite de nomes que não está familiarizado.
O monitoramento de uso de CPU e memória também pode ser feito pelo Gerenciador de Tarefas do Windows.
4 – Cheque dispositivos USB e evite redes públicas
Grande parte dos malwares de botnets são disseminados por dispositivos removíveis, principalmente em redes com muitos usuários, como faculdades e lan-houses. Se não puder evitar esses locais, faça a checagem do dispositivo com seu Antivírus e fique atento a atualizações.
5 – Tome cuidado com links estranhos
Outro grande truque é utilizar algum filtro de phishing em seu navegador, evitando clicar em links que contenham códigos maliciosos. O Google Chrome possui um sistema de alerta para sites considerados maliciosos. Esse recurso, o Google Safe Browsing, pode ser instalado também no Firefox.
NOTA: zumbi como dizer (morto-reanimado ou melhor morto-vivo)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário