quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

FAT16 e FAT32

""O sistema de arquivos NTFS""


O NTFS (New Technology File System) utiliza um sistema baseado em uma estrutura chamada de "tabela de arquivos mestre", ou MFT (Master File Table), que contêm informações detalhadas sobre os ficheiros. Este sistema permite o uso de nomes longos, mas, ao contrário do sistema FAT32, que é case sensitive, isto é, ele é capaz de diferenciar os nomes em letras maiúsculas para minúsculas nomes.

Em termos de desempenho, acesso a arquivos em uma partição NTFS é mais rápido que em uma partição FAT, pois ele usa uma árvore binária eficiente para localizar os arquivos. O limite teórico sobre o tamanho de uma partição é de 16 exabytes (17 mil milhões de TB), mas o limite físico de um disco é de 2TB.

Esse nível de segurança do NTFS torna-se importante porque define os atributos de cada arquivo. Versão 5 do presente sistema de arquivos (padrão no Windows NT 5 aka 2000) ainda traz novos recursos, incluindo melhor desempenho, as quotas de disco em volume definido para cada usuário. NTFS v.5 também deve trazer a possibilidade de administração remota ...
A tabela mestra de arquivos

A File Allocation Table é uma tabela de valores numéricos que cada célula é utilizado para descrever a distribuição dos clusters de uma partição, ou seja, o estado (ocupado ou não por um arquivo) cada cluster no escore de onde ela pertence.

O sistema de arquivos NTFS é baseado em uma estrutura diferente, chamada tabela de arquivos mestre, contendo registros em arquivos e diretórios na partição. O primeiro disco, chamado descritor contém informações sobre o MFT (uma cópia é armazenada na segunda gravação). O terceiro disco contém o arquivo de log, um arquivo que contém todas as ações realizadas na partição. Os seguintes registros, constituindo o que é chamado de kernel, a referência de cada arquivo e partição de diretório sob a forma de artigos atribuídos atributos. Isto significa que as informações sobre cada arquivo são armazenados no arquivo, que é armazenado dentro do próprio MFT. A MFT representa uma estrutura de armazenamento de dados da partição, e não uma lista de clusters.

""O sistema de arquivos FAT16""

O primeiro sistema de arquivo que foi usado em um sistema operacional da Microsoft é o sistema FAT, que utiliza uma tabela de alocação de arquivos (FAT em Inglês, File Allocation Table). A tabela de alocação de arquivos é realmente um índice que relaciona o conteúdo do disco para gravar a localização dos arquivos nele. Desde os blocos que constituem um arquivo nem sempre são armazenados contiguamente no disco (fragmentação chamada), a tabela de alocação mantém a estrutura de arquivos através da criação de links para os blocos do arquivo. O FAT é um sistema de 16 bits para descrever um nome de arquivo com uma extensão de 8 caracteres e uma extensão que tem 3. Chamamos esse sistema como FAT16.

Para melhorar esta situação, a versão original do Windows 95 (utilizando o sistema FAT16) foi equipado com um maior apoio do FAT, este é o sistema VFAT (Virtual FAT). VFAT é um de 32 bits para salvar um arquivo com um nome de 255 caracteres. No entanto, os programadores tiveram para garantir compatibilidade com versões anteriores, por isso tem acesso a esses arquivos a partir de 16-bit ambientes (DOS). A solução tem sido a de atribuir um nome para cada sistema. Por isso, é possível usar nomes longos no Windows 95, ao ser capaz de acessá-lo sob o DOS.

O sistema de arquivos FAT é um sistema de 16 bits, então não pode endereçar os clusters de mais de 16 bits. O número máximo de clusters detectável com o sistema FAT é, portanto, de 216 ou 65.536 clusters. No entanto, uma vez que um cluster é composto por um número fixo (4,8,16,32, ...) de setores contíguos de 512 bytes, o tamanho máximo de uma partição FAT é encontrado através da multiplicação do número de clusters do tamanho de um cluster. Com os clusters de 32KB de tamanho, o tamanho máximo de uma partição FAT é de 2GB.

Por outro lado, um arquivo pode ocupar um número inteiro de clusters, que é dizer que, se um arquivo ocupa vários clusters, este último será parcialmente ocupado e desocupado o espaço restante é muito desperdício de espaço . Portanto, quanto maior o tamanho de um cluster é reduzida, menos o desperdício de espaço. Estima-se que um arquivo de resíduos, em média a metade de um cluster, isto significa que uma partição de 2GB por arquivo será perdido 16K ...
A tabela de alocação de arquivos

A File Allocation Table é uma lista de valores numéricos para descrever a distribuição dos clusters de uma partição, ou seja, o status de cada cluster no escore de onde ela pertence. A tabela de alocação é realmente uma tabela na qual cada célula corresponde a um cluster. Cada célula contém um número que indica se ele representa o cluster é usado por um arquivo, e, se for, indicar o local do próximo cluster que o arquivo ocupa. Isso resulta em uma cadeia FAT, ou seja, uma lista ligada de referências que apontam para os diferentes clusters cluster sucessivas até o final do arquivo. Cada entrada na FAT tem um comprimento de 16 ou 32 bits (como é um FAT16 ou FAT32). As duas primeiras entradas são usadas para armazenar informações sobre a própria mesa, enquanto as entradas a seguir podem ser referenciados clusters. Algumas entradas podem conter valores que indiquem um estado específico do cluster. Assim, o valor 0000 indica que o cluster não é usado, FFF7 para marcar o cluster como defeituoso, para evitar usá-lo, e valores entre FFF8 e FFFF especifica que o cluster contém o final de um arquivo. Cada partição na verdade, contém duas cópias da tabela, armazenados de forma contígua no disco, então você nunca pode se recuperar se a primeira cópia é corrupto.
O sistema de arquivos FAT32

Embora VFAT é inteligente, ele não aborda as limitações do FAT16. Assim, um novo sistema de arquivos (não o melhor apoio do FAT como VFAT) é introduzida com o Windows 95 OSR2. Este sistema de arquivos chamado FAT32 utiliza valores de 32 bits para as entradas na FAT. Na realidade somente 28 bits são usados porque 4 bits são reservados.

Com o advento do sistema de arquivos FAT32, o número máximo de clusters por partição foi de 65535-268 435 455 (228-1). Por isso permite que as partições FAT32 muito maiores (até 8 terabytes). De fato, o tamanho máximo teórico da FAT32 é 8 TB, no entanto, Microsoft voluntariamente limitar a 32 GB no Windows 9x para o suporte NTFS (ref: http://support.microsoft.com/default.aspx? scid = kb; fr; 184.006). Desde partição FAT32 pode conter muitos aglomerados mais de FAT16, é possível reduzir significativamente o tamanho dos clusters e, ao mesmo tempo reduzir o desperdício de espaço em disco. Por exemplo, uma partição de 2 GB, é possível usar clusters de 4 KB com FAT32 (ao invés de 32K como FAT16), o que reduz o espaço desperdiçado por um fator 8.

Em troca, o FAT32 não é compatível com versões do Windows anteriores à versão OEM Service Release 2. Um sistema de partida com uma versão anterior simplesmente não esse tipo de partição.
Outra nota, os utilitários de gerenciamento de disco rodando em 16 bits, como as versões mais antigas do Norton Utilities pode não funcionar corretamente. Em termos de desempenho, utilizando um sistema FAT32 para FAT16 em detrimento da prática proporciona um ganho de desempenho pequeno em torno de 5%.

O sistema de arquivos FAT16 ou FAT32?

O número de clusters é limitado, o tamanho máximo de uma partição depende do tamanho de cada cluster. Vamos ver o tamanho máximo de uma partição de acordo com tamanho do cluster e do sistema de arquivos utilizados:

(TAMANHO DE UM CLUSTER)=(SISTEMA DE ARQUIVOS FAT16)=("SISTEMA DE ARQUIVOS FAT32")
512 bytes = 32Megabytes = 64 MB
1 KB = 64 MB = 128 MB
2 KB = 128 MB = 256 MB
4 KB = 256 MB = 8 GB(TB)
8 KB = 512 MB = 16 GB(2TB)
16 KB = 1 GB a 32 GB(4TB)
32 KB = 2 GB até 2 TB(8TB)

""Quando você formatar um disco rígido, é preciso determinar cuidadosamente o tipo de sistema de arquivos para uso, tornando possível ter um espaço mais próximo possível para o tamanho desejado!""

""INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE FAT""

é de longe o mais simples dos sistemas de arquivos suportados pelo Windows NT. O sistema de arquivos FAT é na verdade uma tabela de alocação de arquivos. É realmente uma tabela ao mais alto nível de volume. Para proteger o volume, existem duas cópias da FAT (no caso de um danificado). Além disso, as tabelas FAT eo diretório raiz deve ser armazenado em um local fixo de modo a localizar corretamente o sistema de arquivos de inicialização.

""INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE FAT""

é de longe o mais simples dos sistemas de arquivos suportados pelo Windows NT. O sistema de arquivos FAT é na verdade uma tabela de alocação de arquivos. É realmente uma tabela ao mais alto nível de volume. Para proteger o volume, existem duas cópias da FAT (no caso de um danificado). Além disso, as tabelas FAT e o diretório raiz deve ser armazenado em um local fixo de modo a localizar corretamente a inicialização do sistema de arquivos.

varia dependendo do tamanho do volume. Ao criar um arquivo, uma entrada é automaticamente criado no diretório eo primeiro número de cluster contendo dados está estabelecido. Esta entrada na tabela FAT indica que este é o último cluster do arquivo ou relatório a localização do próximo cluster.

Actualizar a tabela FAT é um processo trabalhoso, mas necessário. Se a tabela FAT não é atualizado regularmente, os dados podem ser perdidos. Esta operação é demorada porque o disco as cabeças de leitura devem ser reposicionados para acompanhar o jogador zero sempre que a tabela FAT é actualizada.

Não há organização para a estrutura de diretório FAT. Os arquivos são armazenados no primeiro slot livre do disco. Além disso, a FAT suporta apenas os seguintes atributos: somente leitura, arquivo de sistema oculto e arquivo morto.
convenção de nomeação AFL
nomes de arquivos FAT atribuída pela Standard 8.3. Todos os nomes devem ser criados com o conjunto de caracteres ASCII. O nome de um arquivo ou pasta pode conter até oito caracteres seguido por um ponto (.), Então uma extensão com três caracteres ou menos. O nome deve começar com uma letra ou número. E pode conter quaisquer caracteres, exceto os seguintes caracteres:
. "/ \ [], | =

Ele pode usar um desses personagens vão produzir resultados inesperados. O nome não deve conter espaços.

Os seguintes nomes são reservados:
CON, AUX, COM1, COM2, COM3, COM4, LPT1, LPT2, LPT3, PRN, NUL

Todos os caracteres são convertidos em maiúsculas.

""Benefícios da utilização do sistema de arquivos FAT""


Windows NT, é impossível recuperar os sistemas de arquivos suportados. Na verdade, a restauração dos serviços públicos está tentando acessar diretamente o hardware, o que é impossível no Windows NT. No entanto, se o arquivo foi localizado em uma partição FAT eo sistema é reiniciado em MS-DOS, então é possível para restaurar o arquivo. O sistema de arquivos FAT é particularmente adequada para portáteis e / ou partições menos de 200 MB que usa FAT pouco espaço na partida. Para obter mais informações sobre os benefícios do FAT, consulte a seguinte documentação:
• Microsoft Windows NT Server "Concepts and Planning Guide", capítulo 5, seção "Escolhendo um Sistema de Arquivo" (Escolhendo um sistema de arquivo)
• Resource Kit do Microsoft Windows NT Workstation 4.0, Capítulo 18, "Escolhendo um Sistema de Arquivos"
• Resource Kit Microsoft Windows NT Server 4.0 "Resource Guide", capítulo 3, seção "Escolhendo um sistema de arquivo de acordo com o tamanho do volume"

"Desvantagens associadas ao uso de sistema de arquivos FAT"

O sistema de arquivos FAT não deve ser utilizado, preferencialmente com unidades ou partições maiores que 200 MB, pois quanto maior o volume aumenta, o desempenho relacionados ao uso de diminuição de gordura. É impossível definir as permissões para os arquivos que são partições FAT.

tamanho da partição FAT é limitado a 4 gigabytes em Windows NT e 2 gigabytes em MS-DOS. Para mais informações sobre o limite de tamanho, consulte o seguinte artigo na Microsoft Knowledge Base:
REF. ARTIGO: 118335
Tamanho máximo da partição em MS-DOS: TÍTULO
Para mais informações sobre outros benefícios do sistema de arquivos FAT, consulte a seguinte documentação:
• Microsoft Windows NT Server "Concepts and Planning Guide", capítulo 5, seção (Escolhendo um sistema de arquivo)
• Resource Kit do Microsoft Windows NT Workstation 4.0, Capítulo 18, "Escolhendo um Sistema de Arquivos"
• Resource Kit Microsoft Windows NT Server 4.0 "Resource Guide", capítulo 3, seção "Escolhendo um sistema de arquivo de acordo com o tamanho do volume.

Sem comentários:

Enviar um comentário